quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Dieffenbachia: como reproduzir por estacas ... para quem interessar :)

    Hoje vou fazer um post diferente:  Dieffenbachia !

    Tenho uma, há muitos e muitos anos. Era linda, as folhas grandes e fartas enchiam o espaço, e qualquer canto onde a pusesse ficava destacado. Com o tempo foi crescendo até quase tocar no tecto, as folhas na parte de baixo foram secando e na pratica ficou um caule altíssimo com folhas apenas na ponta. Cortei-a, ela voltou a rebentar, dois caules, inicialmente bonitos, mas com o passar dos anos voltou a acontecer o mesmo. Quanto ao pedaço de caule cortado, guardei-o  em água na esperança que ganhasse raízes, mas acabou por apodrecer.

    Desta vez, antes de cortar pesquisei se era possível reproduzi-la por estacas e qual a forma correcta de o fazer. Sim, é possível!
        - Cortar o caule em pedaços com 10 cm aproximadamente e planta-los em terra, deixar num local quente e manter a terra húmida.

    Como a planta tinha dois caules, experimentei primeiro com um, das quatro estacas que meti na terra, só uma pegou, a ponta que tinha as folhas também meti na terra, as folhas acabaram por secar, mas  já nasceram duas ... acho que pegou :)

    Entretanto rebentou o caule que restou da planta inicial, dois rebentos e o outro que ainda não tinha cortado também rebentou mais ou menos a meio, 4 rebentos. Resolvi então, cortar o segundo caule, mas condicionada pelos novos rebentos, não cortei tão curto como pretendia. Repeti o processo e meti novas estacas. Ainda é cedo para saber se vai resulta, só passaram uns dias.

    Como não tinha pensado fazer um post sobre o assunto, não tirei fotos do "antes", tirei agora do "depois" quando percebi que poderia ter interesse.

    Aqui fica a minha experiência, espero que vos seja útil, caso tenham ou venham a ter :) uma dieffenbachia, ou como lhe chamam no Brasil uma Comigo-ninguém-pode :) não sei qual será o seu nome vulgar por aqui ...



    A foto de cima, mostra o corte do primeiro caule e os rebentos que já tem, as estacas do segundo caule cortado, estão na terra à espera de ganhar raízes para serem transplantadas.






    Uma estaca já com um rebento :) boa!! 
   A ponta do primeiro caule ... que já tem folhas novas ... 



    A ponta do caule recentemente cortado:  já secaram algumas folhas e outras estão a murchar ... 



   Mais rebentos no segundo caule. Estou curiosa em ver como vai ficar com vários rebentos ...

   Quanto a cuidados: não exige muitos cuidados, rego regularmente sem deixar a terra demasiado encharcada e de vez enquando fertilizo e limpo as folhas.
   Muitas vezes é atacada por cochonilhas, lavo com sabão azul e branco derretido em água e pulverizo com álcool ... A dica foi de uma florista e funciona :)

Fiquem bem,
até breve ... :)


13 comentários:

  1. Bem legais e importantes tuas explicações sobre teus cuidados.Ficam lindas! bjs, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
  2. É uma planta muito vistosa e exuberante. Parece que as folhas são tóxicas e por isso não deve conviver com crianças. De resto - também tenho uma - compensa o investimento porque é fácil, resistente e bonita.Gostei muito deste post.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante, não fazia ideia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho esta planta ,mas não sabia o nome. É bastante resistente mesmo. A minha mãe é que costuma cortar o caule às rodelas com cerca de 3 dedos e enterra-as na terra para voltarem a crescer.
    <bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. parece-me que com gatos em casa não se pode ter essa planta. como a minha me comia as plantas todas deixei praticamente tirando um cacto ou outro de ter plantas lá por casa.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. É, aqui no Brasil chamamos de comigo ninguém pode kkk. Eu acho linda essa planta, mas como moro em apartamento desisti de plantar justamente pq ela cresce muito e cria raízes imensas, mas eu acho mesmo linda!
    Bjssssss

    ResponderEliminar
  7. Olha não conhecia , mas é sempre bom aprender coisas novas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olha não conhecia , mas é sempre bom aprender coisas novas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ela é linda aqui no Brasil é chamada de comigo ninguém pode,
    se tiver criança em casa cuidado para ela não colocar as
    folha na boca por que queima muito, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  10. Acho muito lindas mas infelizmente não tenho muita paciência para manter/criar flores! Mas adoro ver e fotografar todas as flores do jardim da minha mãe! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar